Cidades

Gavião carijó encontrado em pet shop de Niterói

Foto: Divulgação - Ascom Prefeitura de Niterói

Um gavião carijó que foi deixado em um pet shop em Santa Rosa, Zona Sul de Niterói, foi resgatado por agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal da cidade, nesta quarta-feira (6). A ave necessitou de cuidados específicos e precisou ser levada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com o subinspetor Edson Jorge Martins, responsável pela coordenadoria, a Guarda está cada vez mais especializada e a população está contribuindo para os resgates através do telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

“Ao ver um animal silvestre fora de seu habitat natural, o cidadão pode acionar o telefone 153, que a Guarda Municipal de Niterói irá receber a solicitação e efetuar o resgate. Nossa coordenadoria está cada vez mais especializada para atuar nesse tipo de demanda. O mais importante é que a população vem contribuído muito, já que estão cientes do nosso trabalho, e acionam o nosso serviço. É fundamental que resgate seja acionado logo e que as pessoas não se aproximem dos animais silvestres”, alerta Edson.

Todos os animais que são capturados têm as suas condições físicas avaliadas pela equipe, e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados a unidade de conservação mais próxima.

Já os que precisam de atendimento veterinário são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Atendimento de Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), Centro de Animais Marinhos; Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.

< Confusão em atuação de ambulante nas barcas Revitalização da Concha Acústica de Niterói vai ter que esperar <